Quantas parcelas atrasadas até a busca e apreensão

Uma dúvida recorrente de quem tem veículo financiado é saber com quantas parcelas em atraso ocorre a busca e apreensão de veículo.

Isso porque ao atrasar as parcelas, os escritórios de cobrança representantes do banco costumam fazer ameaças ao consumidor. Dentre as ameaças mais comuns esta a retomada do bem através do processo de Busca e Apreensão. Portanto nesse artigo explicaremos com detalhes com quantas parcelas em atraso ocorre a busca e apreensão de veículo.

De acordo com o artigo 3º do Decreto-Lei 911/69, o credor poderá ingressar com a ação de busca e apreensão do veículo a qualquer momento, desde que comprovada a mora, que ocorrerá do simples vencimento do prazo para pagamento da parcela. Dessa forma, a busca e apreensão poderá ocorrer com o atraso de uma ou mais parcelas, de acordo com a estratégia do credor.

Artigo 3º Decreto Lei 911/69: O proprietário fiduciário ou credor poderá, desde que comprovada a mora, na forma estabelecida pelo § 2o do art. 2o, ou o inadimplemento, requerer contra o devedor ou terceiro a busca e apreensão do bem alienado fiduciariamente, a qual será concedida liminarmente, podendo ser apreciada em plantão judiciário.

Para comprovar a mora, o credor poderá enviar carta com aviso de recebimento (AR) ao devedor.

Artigo 2º Decreto Lei 911/69: A mora decorrerá do simples vencimento do prazo para pagamento e poderá ser comprovada por carta registrada com aviso de recebimento, não se exigindo que a assinatura constante do referido aviso seja a do próprio destinatário.

Em suma, basta uma parcela em atraso para que o credor passe a ter o direito a ingressar com a ação de busca e apreensão de veículo.

Desde claro, comprove que avisou o devedor sobre a dívida em aberto.

Na prática, quantas parcelas em atraso ocorre a Busca e Apreensão de Veículo ?

Como vimos, na teoria o credor que concedeu o financiamento do veículo pode ingressar com o processo de busca a qualquer momento desde que avise o devedor sobre a parcela ou as parcelas em aberto. Entretanto na prática não é bem isso que ocorre. Isso porque um processo de busca e apreensão de veículo demandará despesas com advogado e custas processuais ao credor.

Dessa forma, é preferível haver a cobrança dessas parcelas em aberto antes de qualquer medida judicial. Então quando há parcelas em atraso, o contrato irá ser cedido a alguma empresa de cobrança. Essa empresa irá pressionar o devedor para que este regularize os pagamentos, sendo que muitas vezes haverá a cobrança vexatória.

De fato que um dos argumentos utilizados por esses escritórios é a ameaça de busca e apreensão do veículo. Não havendo sucesso no recebimento dos valores, o banco poderá ou não decidir pelo processo de busca e apreensão. Outrossim, seja com 1, 2, 3, ou 20 parcelas em atraso, o credor poderá ingressar com a ação.

O que é alienação fiduciária?

Alienação fiduciária nada mais é do que um contrato de financiamento que possui algum bem dado em garantia a concessão desse empréstimo. Dessa forma quando há inadimplência em seu pagamento, o bem poderá ser recuperado através do processo de busca e apreensão e vendido para quitação do débito em aberto.

Por este motivo, quando o devedor recebe uma notificação sobre as parcelas em aberto, deve redobrar a atenção. Muitas vezes a inadimplência decorre de dificuldades financeiras por conta do excesso de juros cobrados no financiamento. Esses juros excessivos é denominado “juros abusivos” e deve ser combatido pelo consumidor.

Nesse sentido, a consultoria SBRJ é especialista em revisão de contratos e busca e apreensão de veículos. Autoridade no assunto, a SBRJ é líder de mercado em revisão de contratos para promover equilíbrio na relação de consumo. Como resultado, o consumidor conseguirá evitar a busca e apreensão do veículo além de economia financeira de até 90% do valor financiado. Se você esta desconfia que possa estar sofrendo um processo de busca e apreensão de veículo, fale com a gente.

Preencha o Cálculo Revisional Gratuito e coloque um ponto final na cobrança de juros abusivos.

Conclusão

Isso porque o consumidor terá tempo para se recompor financeiramente e contornar a situação. Entretanto muitas vezes os contratos de financiamento por alienação fiduciária possuem alguma cobrança abusiva. Desse modo, contatar um especialista e fazer a revisão do contrato é essencial para regularização da situação com promoção de justiça e economia. Nesse sentido, a SBRJ é a empresa indicada para consulta.

Líder em revisão contratual no Brasil, a SBRJ possui equipe altamente treinada para contornar a busca e apreensão de veículo promovendo economia financeira que pode chegar a até 90% do valor da dívida. Portanto preencha o Cálculo Revisional Gratuito e fique livre da busca e apreensão de veículo em alienação fiduciária.

Contato rápido
Abrir bate-papo
1
Atendente Online
Escanear o código
Olá. Como posso te ajudar?
Se tiver alguma dúvida eu respondo rapidinho